A primeira impressão é a que fica

Já parou para pensar que talvez o que menos faça a diferença, atualmente, seja o conteúdo ou o seu conhecimento técnico?

Essa é a reflexão que sustenta a defesa da preocupação com a imagem apresentada por Alexandre Lozi na live da última quinta-feira (25). O acesso ao conhecimento e às informações é cada vez mais fácil para todos e, principalmente, para aqueles que se preocupam em construir uma sólida reputação profissional. Porém, “as ocasiões exigem senso estético e respeito quanto ao traje”, destaca o especialista.

“Por mais que a moda tenha se democratizado um pouco. Ou tenha passado por um processo de menos formalidade, ainda há a necessidade de um processo pautado numa certa aparência”, explica. E esse processo começa pela harmonização entre conteúdo e aparência.

Principalmente nos ambientes corporativos, a primeira impressão é marcante e pode sim determinar os rumos do sucesso – ou fracasso – profissional. “Em uma entrevista de emprego, por exemplo, é fundamental essa questão da imagem, porque sua imagem VAI ficar ali.”

Se a sua imagem não for condizente ao cargo que você vai ocupar, com certeza isso vai depor contra você!

E entenda, aparência é o seu comportamento, a forma como você se comunica por meio de gestos, a sua fala, o seu linguajar… A imagem é reflexo da sua personalidade!

Consultoria de Imagem

A construção da sua marca pessoal começa pela análise do eu interior, conforme já falamos na live “Você é a sua Marca”. A partir dessa imersão iniciamos a gestão da imagem baseada em quatro ferramentas: aparência, comportamento, comunicação e digital.

Há uma tendência no mercado em flexibilizar o dress code e aceitar os estilos próprios de seus colaboradores. Mas, é importante não confundir informalidade com excessos!

Apesar disso, a maioria das empresas e dos clientes ainda seguem a formalidade.

 

Deixe um comentário