“Um perfume de mulher com cheiro de mulher”

Nascendo com os egípcios, se aperfeiçoando com os gregos e se eternizando com os franceses, a perfumaria é uma arte complexa que exige uma série de conhecimentos para ser praticada. Desde os primórdios, os perfumes são associados à nobreza e elegância e, apesar de estarem presentes no dia-a-dia, continuando sendo símbolo de exclusividade.

Criado pela famosa estilista francesa Coco Chanel, o perfume mais vendido no mundo, Chanel Nº5, é caracterizado por sua atemporalidade, luxo e feminilidade, conquistando corações ao redor de todo o mundo. Lançado em 1921, sua fragrância se tornou um ícone cultural ao ser motivo de longas filas compostas por soldados durante a Segunda Guerra Mundial, que buscavam o perfume para presentear as mulheres de suas vidas.

O perfumista Ernest Beaux, responsável por sua criação, recebeu a missão de produzir uma fragrância que realmente representasse a mulher e o fez reunindo cerca de 80 aromas, método inovador para a história da perfumaria. A utilização de aldeído também se mostrava como técnica inovadora, o que contribuiu para o cheiro marcante do perfume. Já a escolha do nome se deve ao fato de Coco ter escolhido a quinta amostra apresentada a ela por Ernest, além de ser considerado o número da sorte pela estilista.

O vidro do perfume também se diferenciou dos demais, principalmente por sua simplicidade, que remetia a frascos de laboratório e contrastava com as demais embalagens da época. A etiqueta em preto e branco reforçava seu caráter minimalista sendo que, ao longo dos anos, apenas algumas modificações foram feitas em seu design. A embalagem se tornou tão famosa que foi até exposta no MOMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Seu caráter inovador também pode ser percebido por sua publicidade, marcada por grandes produções e artistas de peso. Marylin Monroe e Gisele Bündchen foram alguns dos rostos escolhidos para campanhas, que sempre são estreladas por pessoas que se tornaram grandes símbolos de seu tempo. Além disso, foi o primeiro perfume feminino a ser representando por um homem, tendo uma campanha estrelada por Brad Pitt. Por tudo isso, Chanel Nº5 se mostra o perfeito equilíbrio entre inovação e tradição.

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