“Terra dos gelos”

A Islândia, ou Iceland, é um país situado em uma ilha no Atlântico Norte, entre a Noruega e a Groelândia, próximo ao círculo polar ártico, sendo caracterizado por temperaturas predominantemente negativas. Famoso por seus vulcões, fiordes, gêiseres e geleiras, possui idioma próprio – o islandês – e é considerado parte da Europa, sendo o país com menor densidade populacional do continente. A maior parte de sua população está localizada no litoral e, reza a lenda, milhares de duendes também habitam o país, daí seu apelido de “lugar mágico”.

Cenário para filmagem de cenas do aclamado seriado Game of Thrones, a Islândia é rica em belezas naturais e paisagens estonteantes, o que atrai visitantes interessados em ecoturismo. As geleiras ocupam cerca de 15% do país e, em seu interior, se encontra um deserto gelado, principal motivo para ser pouco habitado nessa região. O próprio gêiser possui esse nome devido à uma nascente eruptiva em Haukadalur, chamada Geysir, que é derivado do verbo islandês “gjósa”, que significa jorrar.

A Islândia é o segundo lugar com maior atividade vulcânica do mundo, ficando atrás apenas do Havaí. Além disso, o país está situado sobre uma falha na junção de duas placas tectônicas, o que faz com que haja vazamento do material quente alojado logo abaixo da crosta terrestre. As águas quentes que circulam no subterrâneo a mais de 300 graus Celsius fornecem o vapor necessário para gerar energia geotérmica, que é responsável por abastecer um quarto de todas as residências.

O país também chama a atenção por seu elevado padrão de vida, que é representado por um IDH muito alto, sendo a pesca sua principal atividade econômica e também apresentando potencial energético como ponto forte. Sua capital, Reykjavík, é reconhecida por seu charme e tranquilidade, além de estar próxima da rota turística Golden Circle, onde se encontram atrações famosas como o Parque Nacional Thingvellir, o gêiser Strokkur, a cachoeira Gullfoss e a Lagoa Azul, que se acredita ser uma fonte de juventude.

Durante o verão, o país apresenta um estado de “pôr-do-sol eterno”, pois nunca escurece completamente. Já durante o inverno, a luz solar dura cerca de 5 horas por dia e, se você der sorte, é possível avistar a Aurora Boreal, outro fenômeno da natureza que encanta e atrai visitantes para o país.

Deixe um comentário